2 de abril de 2015

Bebés bons, bebés maus, bebés assim assim

Há dias falava com outra recém mamã que fica pasmada (e eu também) quando as pessoas perguntam se a filha "é boazinha"; "se a deixa dormir"; "se a trata bem"...

Senhoras e senhores.. a filha desta mamã tem quatro meses. 
A minha tem dois..
Não são boas nem más. São bebés! 

A minha filha chora quando tem fome, mostra desconforto quando tem a fralda suja, não gosta quando a dispo ou visto e chora desalmadamente quando tem cólicas.. 
Tenho 36 anos e segundo consta fui uma bebé muito difícil. Pelo que me contam comer e dormir eram coisas pouco interessantes para mim e do que eu gostava mesmo era de chorar. Chorar muito. 

Ora pela lógica, e na visão das pessoas que fazem perguntas como descrevi em cima, eu era uma bebé má, não deixava os meus pais dormirem e claramente maltratava-os com o meu choro desmedido.

Toda a minha vida ouvi coisas como "um dia quando fores mãe é que vais ver", "oxalá um filho teu não seja como tu eras", etc, etc etc..

Senhora e senhores, não há bebés bons, bebés maus ou bebés assim-assim. 
Há bebés. Ponto. E os bebés choram, reclamam nessa linguagem universal que é o choro e que é a única que, durante uns bons meses, eles conhecem.

Eu chorava. Muito. 
Seguramente tinha as minhas razões e estas iam além de cócós e estômago vazio.
Os meus pais deram o seu melhor com os recursos que tinham. 
Isso chegou para eu ser uma bebé mais serena? Não.
Devem eles sentir-se culpados? Jamais.
Devo eu carregar a culpa de, segundo consta, os ter massacrado até aos meus cinco anos? Nunca.

Na minha viagem, ainda pequena, pelo mundo da maternidade chego a uma conclusão: os bebés são como os clientes... têm sempre razão!  

2 comentários: