4 de novembro de 2014

Sai um bidón de vinagre!

As sessões sobre Direitos Humanos nas escolas continuam com saldo muito positivo mas há dias apanhei uma professora que não é deste mundo.
Estava numa turma de 4ºAno e eram uns doces aqueles miúdos. O tema era a Igualdade e a Não-Discriminação. Os garotos foram super colaborantes, interessados e a sessão estava a correr tão bem.
Às tantas, um pequenote que estava sentado no fundo da sala levantou o braço para também dar a sua achega. A professora revirou os olhos como quem diz: "Lá vem este outra vez!"
Só isso já me caiu tão mal.. mas o que ela disse a seguir, e considerando o contexto onde estávamos, deixou-me de queixo caído.

Tentando ignorar os olhos reprovadores da professora, dei a palavra ao garoto, que entusiasmado fez a sua partilha. Quando ele terminou tinha um sorriso triunfante no rosto e os olhinhos brilharam quando eu lhe agradeci a participação.  

A isto a professora retorquiu com ar desenxabido: "Mas esse não interessa muito.... é cigano!"

O QUÊ?? 

Podia tê-la rachado ao meio e culpar as hormonas mas limitei-me a pôr um sorriso amarelo e dizer um firme: "A opinião de TODOS conta.. até porque hoje falamos de IGUALDADE e NÃO-DISCRIMINAÇÃO!!" 

Ela manteve-se calada até ao fim da sessão mas não aprendeu nadinha.
Já à minha saída uma menina pediu se podia ir à casa-de-banho beber água. Aquela tótó respondeu à bruta e disse: "Água?? Devias ter bebido no intervalo que isto também já são direitos a mais!!" 

Oi?? Beber água... direitos a mais??
A sério???

Podia tê-la rachado ao meio (outra vez!!) mas fiz uma coisa, que sei ser MUITO anti-pedagógica. Que se lixe a ética que a miúda tinha sede bolas!!
Ignorei completamente a professora e disse à miúda: "Vai num pé e vem no outro!"
Ela correu feita uma seta e lá foi. Empatei um pouco à espera que ela voltasse para não ser recebida à má fila pela professora. Só então me despedi dos miúdos e lancei um sorriso amarelo à parvalhona a dizer tipo "Não penses que não topei a besta que és!!"

2 comentários:

  1. Sem comentários...
    O que mais assusta é saber que essa "besta" não é caso assim tão raro como deveria ser.

    P.S.: Fizeste muito bem em ter deixado a menina ir à casa de banho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, assusta!
      Eu tive uma professora primária assim e sei bem a mossa que deixa! :/

      Eliminar